CONCERT REVIEW: maduro...aos vinte!

From the Portuguese blog Crítico comes this review of Paavo's first concert in Lisbon (and according to my somewhat peculiar Babelfished version, it seems to be a real rave!):
Viveu mais um quarto de vida e está de novo em Lisboa.

Sergei Khachatrian, 20 anos, vale a pena perder dois a minutos a soletrar e aprender a dizer o nome do jovem arménio, voltou ao Grande auditório da Gulbenkian para interpretar o concerto nº 1 para Violino de Chostakovitch.

Foi inesquecível. E o público soube distinguir e apaparicar uma interpretação absolutamente excepcional no entendimento do que verdadeiramente está em causa com este concerto escrito a seguir à II Guerra e prudentemente guardado na gaveta até à morte de Estaline, alguns anos depois.

Raramente múica e vida se misturam de uma forma tão assombrosa numa biografia como no caso de Chostakovitch. Só pela postura em palco, tensa, emotiva, se percebe que o jovem violinista percebeu tudo isso.

Rigoroso e inventivo absolutamente certeiro do princípio ao fim.

Parece ter estudado este concerto ao longo de vinte e cinco anos. Ou seja em bom rigor parece ter começado a ler esta partitura cinco anos antes de nascer.

Nada de excessos, rodriguinhos, tiques, piscadelas de olho, inclinações de tronco.

Sólido como o mais sólido dos carvalhos centenários.

Nota-se quando a Orquestra Gulbenkian trabalha com gosto. Nota-se que o maestro Paavo jarvi é um verdadeiro líder.

Uma lufada de ar fresco para quem assiste às escorregadelas semanais do titular Foster cada vez mais a dirigir à "La Scimone". Ou seja, a deixar correr o marfim, numa época em que ainda por cima rareia o tráfico de tal material. Pode tirar todas as teimas esta tarde. Provavelmente o "meu" concerto do ano.

Rui Lagartinho, jornalista da RTP

Comments

Popular Posts