Maestro Paavo Järvi se apresenta no Teatro Municipal

O Estado de S Paulo
Joao Luiz Sampaio
1/08/2013
Dos acordes iniciais da Quinta - tocados em uma sala de concertos ou em um comercial de lâminas de barbear - à mensagem de paz e união da Ode à Alegria que encerra a Nona, as sinfonias de Beethoven tornaram-se parte indissociável da cultura ocidental. Testemunhos disso não faltam. Uma rápida pesquisa no site Amazon indica mais de 20 mil registros - e, mesmo com uma indústria fonográfica em frangalhos, sete novas gravações das nove sinfonias do compositor foram lançadas nos últimos cinco anos.
Mas, em meio ao que pode parecer um mercado saturado, um maestro e um grupo de músicos de Bremen resolveram, no início dos anos 2000, que tinham algo de novo a dizer sobre essas peças. Por trás do projeto, uma ideia: a história de uma obra de arte é também a história da interpretação que determinada época dá a ela; e, sendo assim, por que não acreditar que bastaria ouvir os primeiros acordes de uma sinfonia para entender o mundo em que aquele som é produzido?

É com essa premissa nada modesta que o maestro estoniano Paavo Järvi desembarca nesta quinta-feira, 1º, em São Paulo para quatro concertos em que vai interpretar, à frente da Filarmônica Alemã de Câmara de Bremen, as nove sinfonias de Beethoven, no Teatro Municipal e na Sala São Paulo, pela temporada do Mozarteum Brasileiro.
É um dos eventos mais esperados do ano musical paulistano. Primeiro, claro, pelas próprias sinfonias. Mas também pela expectativa em torno da interpretação de Järvi e seus músicos, que tem sido celebrada mundo afora.
PAAVO JÄRVI - Teatro Municipal. Pça. Ramos de Azevedo, s/nº, 3397- 0300. 5ª e 6ª, 21 h. Sala São Paulo. Pça. Júlio Prestes, 16, 3367-9500. Sáb. e dom., 21 h.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

http://br.noticias.yahoo.com/maestro-paavo-järvi-se-apresenta-teatro-municipal-132800826.html

Comments

Popular Posts