Música do Báltico

From Portugal (or perhaps, Brazil) comes João Oliveira Santos' blog O ouvido pensante and this posting about Baltic Music from October 14, 2004:

"O Ouvido já aqui falou de um maestro natural da Estónia (Paavo Järvi). Hoje vai referenciar três compositores (Arvo Pärt ficará para um outro post) que, conjuntamente com (outros) dois (o dinamarquês Per Norgard e o russo Alfred Schnittke), compõem o naipe constante do disco Baltic voices II, music from Estonia, Denmark, & Russia (Harmonia Mundi HMU 907331), interpretado por Paul Hillier e o Coro (de câmara) da Orquestra Filarmónica da Estónia (produção de Rabina G. Young e de Brad Michel, gravação do último e de Everett Porter).

"Urmas Sisak, nasceu em Rapla, em Setembro de 1960, graduou-se na Escola (secundária) de Música de Tallinn, em 1980, e no conservatório da mesma cidade, em 1985, na classe de composição de René Eespere. É um verdadeiro apaixonado pela composição, pela astronomia (a música das esferas?) e por uma pequena localidade chamada Jäneda, onde, na torre do velho castelo, tem o seu observatório (cf. as suas composições Starry sky cycle ou Tähistaeva tsükkel, para piano, de 1987; Pleiads ou Plejaadid, igualmente para piano, de 1989; Milky way ou Linnutee galaktika, para dois pianos, de 1990; e Andromeda ou Andromeda galaktika, para piano ou oito mãos, de 1991). Outros vectores da sua composição são a música sacra (cf. as vinte e quatro canções de 1998, designadas, genericamente, de Gloria Patri, das quais cinco constam do referido disco) e a música coral.

"Por seu lado, Toivo Tulev, nasceu em Tallinn, a 18 de Julho de 1958, estudou (1976-1980) na (sétima) escola secundária da localidade, e, depois, na Escola Superior de Música G. Ots (Anti Marguste foi o seu professor de teoria e composição). De 1981 a 1988 trabalhou como coralista no Coro (de câmara) da Orquestra Filarmónica da Estónia, cantando, igualmente, em vários grupos (vocais), tais como o Vox clamantis, o Coro (gregoriano) de Paris, etc. (foi, em 1995, o fundador do Scandicus ensemble). Em 1990 graduou-se em composição (com o professor Eino Tamberg) no Conservatório de Tallinn, prosseguindo, no ano seguinte, os estudos na Escola Superior de Música de Estocolmo com o professor Sven David Sandström, e electro-acústica na Escola Superior de Música de Colónia, para, em 1995-1998 se doutorar pela Academia de Música da Estónia. Neste disco está integrada a sua composição And then in silence there with me be only you.

"Finalmente, Galina Grigorjeva, nasceu em 1962, estudou na Escola de Música de Simferopol e no Conservatório de Odessa, graduando-se no de São Petesburgo sob a direcção do professor Juri Falik. É casada com um natural da Estónia, continuando a aprofundar os seus estudos na Academia de Música (da Estónia) com o professor Lepo Sumera. A composição apresentada chama-se On leaving..."

Harmonia Mundi website

Comments

Popular Posts